domingo, 2 de outubro de 2016

ELEIÇÕES 2016

        Amigos leitores do meu blog estou de volta, infelizmente por motivos de saúde estive fora do ar, mas prometo a partir de agora ser mais assíduo nas minhas postagens.
         Então, hoje falarei a respeito de Eleição, evento máximo de cidadania. 
          Uma Eleição em via de regra marca a manutenção ou a mudança de uma ideologia política baseada em seus representantes. Neste momento o cidadão através de seu voto, que é a principal ferramenta de mudança ou não, define não só o destino dos seus representantes,( vereadores, prefeitos e demais), bem como o rumo da nação e o seu próprio.
foto internet

          Infelizmente hoje, nós eleitores, aqui no Brasil, estamos no dilema de escolher entre o RUIM e o menos PIOR. A nossa responsabilidade é grande, e o que temos visto ultimamente são processos de destituição de presidente e vários processos de corrupção e tantas outras mazelas. Isso ao menos mostra que algo está acontecendo e começamos a dar um passo na melhoria da escolha e na necessidade de alteração na forma que se faz política, pois os políticos percebem que a população quer mudanças. Mas essas mudanças tem custo alto, afinal o país sente no seu dia a dia, e a economia reduz seu ritmo por conta desses processos. Então o que nos falta é mais ferramentas para acelerar essas mudanças e promover a melhoria de oferta de candidatos a cargos públicos. Mas qual seriam essas ferramentas então?. Hoje em dia, ao meu ver temos o voto nulo, e nem tem mais essa tecla nas maquininhas, o voto em Branco e por fim e não muito eficaz a simples ausência cívica de votar.
E porque acho essas ferramentas com pouca força, pelo simples fato de que não se sabe ao certo o que cada uma delas causa diretamente como resultado e efeito, ou seja uns dizem que o voto nulo resulta nisso e o branco naquilo, eu não sou especialista, assim como a grande maioria tenho duvidas, e os partidos bem como os TREs não explicam de forma simples e direta o poder destas ferramentas. Acho que em toda eleição deveriam através da mídia explicar e exemplificar cada uma delas de forma que todos entendam seu uso ou não bem como as consequencias que podem resultar. Mas isso não é conveniente para os que estão no GAME, até porque a interpretação de cada uma fica por conta da conveniência de quem a expõe.
Enfim eu proponho o uso do "NV" . E o que seria isso ?
O NV (não voto), passaria a ser ou um numero ou uma tecla na urna eletronica, que substituiria o voto nulo e o voto em branco.
O NV seria um indicador da insatisfação do eleitor quanto a oferta de candidatos e suas plataformas. Definido em lei, o índice apurado no referendo resultaria em anulação ou não do referendo. Assim caso o índice de rejeição fosse "x%" o referendo seria anulado e novas eleições deveriam ocorrer com os partidos apresentando novos candidatos e plataformas. 
Vocês podem até dizer que esse tipo de situação já está prevista, mas existem tantos "se" e outras tantas contradições e exceções, que torna inviável este tipo de analise.
Infelizmente nossos políticos gostam muito de discutir o sexo dos anjos, isso acaba não trazendo resultado que se espera em determinada situação.
O que eu proponho com o NV, é uma forma simples, objetiva e direta para termos um padrão de avaliação e aceitação que a classe politica nos oferece. 
Façamos uma reflexão sobre essas questões, afinal o Brasil merece, nós merecemos, nossa terra é abençoada por Deus e bonita por natureza, vamos exigir da classe política postura na proporção de nossa grandeza.
Valeu amigos até a próxima !!!!

foto internet

















          

Nenhum comentário:

Postar um comentário